segunda-feira, 7 de março de 2011

O que é Administração

A Administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitado.
Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.
A Administração é importante devido à necessidade de manter a ordem, não somente em organizações empresariais, mas também a ordem pública e as bases da sociedade em geral, o que consiste num processo que vem sendo aprimorado há milênios, desde a antiga Mesopotâmia. O administrador é aquele quem planeja e toma as decisões, seja a fim de resolver ou evitar os problemas que acontecem em uma organização ou órgão, ou dando resultados lucrativos aos mesmos, tendo assim um papel fundamental no controle da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário